Tel: 011 3051.4755

Menu

Fernando ReisLevantamento de Peso - Fernando Reis

Notícias



Blog Esporte Olímpico Brasileiro | Entrevista com Fernando Reis



ENTREVISTA DA SEMANA - FERNANDO REIS- LEVANTAMENTO DE PESO
Olá amigo leitor. Por estar trabalhando na cobertura de Sochi 2014 pela Record News, publico com 2 dias de atraso a tradicional ENTREVISTA DA SEMANA. É com nosso principal atleta de levantamento de peso, FERNANDO REIS. Ele aborda seus objetivos em 2014, a situação da modalidade no Brasil e o apoio que o clube Pinheiros lhe dá. 

1- Você está morando EUA? Quais seus objetivos para 2014 em termos de
competições?
Em 2009, depois do Mundial Júnior em Bucareste, a Universidade de Lindenwood, no Missouri, me ofereceu uma bolsa de estudos.  Iniciei meus estudos em 2010 em “Business Administration” e me graduarei neste ano, em maio. Depois disso, devo voltar ao Brasil.
Em 2014 meus principais objetivos são os  Jogos Sulamericanos do Chile e o Mundial do Cazaquistão, em novembro, que será uma competição dura, pois valerá como classificatória para o Rio-2016.

2- Seu 7º lugar no mundial foi um resultado excepcional. No que você acredita que precisa melhorar no seu treinamento para conseguir ser um medalhista olímpico?
 
Foi a melhor colocação de um atleta brasileiro em uma competição Mundial Adulto. Entretanto, se eu tivesse continuado meus treinamentos junto com o meu técnico, o cubano Luis López, no Pinheiros, teria tido uma colocação ainda melhor. Em função da minha graduação que acontecerá em maio de 2014 não pude interromper meus estudos para treinar no Brasil.
O que mais preciso também é apoio. O meu técnico e eu precisamos fazer a minha preparação fora do Brasil, e entendemos que a Europa é a nossa referência agora. Preciso treinar com os melhores. A minha meta é o sonho olímpico e para isso necessito de maior apoio financeiro. Meu técnico e eu já temos todo o cronograma a ser seguido até 2016, e se conseguirmos cumpri-lo brigarei por uma medalha .
 
3- Seus resultados no Pan de Guadalajara e mundial influenciaram para o aumento de praticantes do levantamento de peso no Brasil? 

Influenciaram e muito. Minha família, meu técnico Luis Lopez e eu sabíamos onde poderíamos chegar. No entanto, nosso trabalho é solitário. Depois de Guadalajara, o levantamento de peso passou a ter maior visibilidade e minha família e eu entendemos que era hora de fazermos algo pela   modalidade. Foi então que abrimos o primeiro Centro de Treinamento Privado do Brasil que é a F.Reis Sport Center, que fica em São Paulo, na Avenida Santo Amaro 2828, onde capacitamos profissionais de educação física e os simpatizantes do Levantamento de Peso podem praticá-lo de maneira segura.
 
4- Como está seu relacionamento com a Confederação? O presidente Enrique Montero, ameaçou de tira-lo da seleção?
 
Meu relacionamento com a CBLP é profissional. Eu procuro sempre fazer o meu melhor e, independentemente dos dirigentes que lá estão, sempre expressarei minhas opiniões.
 
5- O que você mais gosta e o que menos gosta na vida de atleta?

O que mais gosto da vida de atleta é treinar junto ao meu técnico , o cubano Luis Lopez. O que menos gosto da vida de atleta é a política, pois as pessoas deveriam fazer "a política do esporte”,  e não fazer "política com o esporte" . 
 
6- Pela quantidade de brasileiros em academias de musculação, o levantamento de peso não poderia ter mais atletas de alto nível como você no Brasil? 

Para se formar um atleta de Levantamento de peso de alto rendimento é necessário pelo menos dois ciclos olímpicos, portanto o atleta de Levantamento de Peso não se faz de um dia para a noite.
Os interessados em levantamento de peso têm desde o fim de 2013, uma grande chance de conhecer melhor e praticar a modalidade em um alto nível na cidade de São Paulo. A F.Reis Sport Center, é uma ótima opção. O método de trabalho da F.Reis  é diferenciado.
Eu sempre digo que : “Tem que começar de uma maneira educativa, procurar um profissional capacitado. Se você for aplicar o levantamento de peso da maneira correta você pode levantar o mundo, mas também pode ser uma modalidade lesiva. Se fizer da maneira errada pode ser perigoso”.  
 
7- Cite seus patrocinadores e apoiadores?

O meu principal apoiador sempre foi o Esporte Clube Pinheiros. Graças ao Pinheiros tenho o técnico que escolhi ao meu lado, pois o técnico cubano Luis Lopez é contratado pelo Esporte Clube Pinheiros. A Petrobrás, por meio do Instituto "Passe de Mágica", me possibilitou alcançar muitos dos resultados obtidos. A Probiótica, que me apoia em Suplementos e o Comitê Olímpico Brasileiro que sempre esteve ao meu lado. Por último, a F.Reis, que é a empresa da minha família que procura cuidar de tudo para que eu possa treinar despreocupado.

Data: 24/02/2014

Voltar